WM&A Ed. #3 - Karolyna Schenk
Boa tarde!
Temos o prazer de compartilhar nossa entrevista com Karolyna Schenk, líder excepcional e inspiração no mundo corporativo.
Karolyna ofereceu insights sobre sua trajetória pessoal e sua visão sobre o cenário transacional.
Contextualizando
Cerca de um terço das empresas listadas na bolsa são clientes da TOTVS, enquanto a geração de caixa ultrapassa a marca de 1 bilhão por ano.
Tendo realizado cinco aquisições no ano passado, com a participação e liderança de Karolyna, a empresa continua olhando para M&A para impulsionar seu crescimento.
WM&A: Conte-me um pouco sobre você, como chegou até aqui?
Karolyna: Sou economista, comecei minha carreira em M&A na Deloitte, como trainee, há 17 anos na área de Financial Advisory Services, me apaixonei e, a partir daquela primeira experiência, decidi que gostaria de seguir comprando e vendendo empresas mundo afora em diferentes indústrias na posição de investidor (comprador e/ou vendedor) estratégico.
A primeira delas, onde assumi a liderança da área de M&A, foi saúde. Passando por hospitais (ACCamargo Cancer Center) e depois em um grande projeto de expansão inorgânica internacional em uma indústria farmacêutica multinacional (Eurofarma). Anos depois, também em um desafio internacional, fui convidada a migrar para a “indústria” de dados em uma multinacional americana (Experian) como responsável pela expansão da Companhia na América Latina.
Há cinco anos, aceitei o desafio de liderar a área de M&A na maior empresa de tecnologia/software do Brasil (TOTVS). Nesse período, fechamos mais de 15 transações estratégicas que impulsionaram o crescimento acelerado do Grupo e fortaleceram a nossa posição como líderes do setor no país.
O saldo desses “primeiros” anos de carreira (+80 transações lideradas e concluídas ao redor do mundo: aquisições e joint-ventures; além de milhares de oportunidades analisadas nos últimos anos) é um orgulho imenso de ter tido o privilégio de contribuir para o crescimento das empresas por onde passei e ter tido a oportunidade de conhecer muitos negócios diferentes e aprender tanto com pessoas especiais!
Ah, e sobre a vida pessoal, sou paraibana, casada com o André e moro em São Paulo há 15 anos!
Dentro do contexto brasileiro, quais são os setores que você vê como promissores para investimentos em 2024?
Setores que entreguem uma combinação de crescimento, rentabilidade e uso de tecnologia, além daqueles impulsionados por fatores econômicos e sociais.
O principal deles, na minha visão, é o setor de Tecnologia/Software, que tem apresentado um crescimento acelerado nos últimos anos, originado pela demanda crescente por soluções digitais e inovação.
Vejo o agronegócio brasileiro, também, como um setor promissor e muito bem posicionado para atender à demanda global por alimentos e commodities agrícolas, favorecido pelos avanços tecnológicos, além da abundância de terras aráveis e recursos naturais.
Outros setores que também oferecem oportunidades de investimento interessantes em função de tendências de mercado favoráveis, crescimento da demanda por produtos e serviços, avanços em tecnologia e apoio do governo ao crescimento econômico sustentável são:
energia renovável - pela busca por fontes de energia limpa e sustentável;
saúde e bem-estar - pelo envelhecimento da população e aumento da demanda por serviços de saúde de qualidade;
infraestrutura - o Brasil continua a enfrentar desafios de infraestrutura, o que pode gerar oportunidades para investimentos nesse setor.
Opinião WM&A
Renewables: Em fevereiro deste ano, a Câmara dos Deputados aprovou com urgência um requerimento para o projeto de lei que visa submeter à decisão do Congresso Nacional a prorrogação das concessões de distribuição de energia elétrica. Essas mudanças afetarão os contratos de 20 distribuidoras que chegarão ao fim entre os anos de 2025 e 2031.
Agro: Por outro lado, o primeiro trimestre do agronegócio apresentou um desempenho interessante. De acordo com a TTR, em janeiro, houveram 5 transações que atingiram BRLm 604. Em fevereiro, foram 7 transações atingindo BRLm 864, das quais 2 transações vieram do exterior e, finalmente, em março, foram 6 transações atingindo 36 BRLm. Isso demonstra uma média significativa que se mantém ao longo do ano.
Como você tem avaliado as oportunidades de investimento?
Para empresas de software, o processo de análise e execução de um M&A e seus riscos relacionados podem ser bastante diferentes de empresas de outros setores.
Estas diferenças ocorrem durante a análise e precificação da target, na fase de due diligence, na negociação dos documentos da transação, assim como em aspectos práticos antes e depois do negócio estar concluído.
Os métodos de avaliação tendem a se concentrar mais sobre o potencial futuro do alvo em questão com estruturas de preços que incorporam earnout significativos.
Ao contrário das empresas mais tradicionais, empresas de tecnologia tendem a não ter ativos tangíveis significativos, o valor delas está muitas vezes concentrado em ativos intangíveis, como a propriedade intelectual e os dados que ela possui. Além disso, são negócios fortemente dependentes da integridade de sua infraestrutura de TI.
As oportunidades de M&A no Brasil têm sido influenciadas por uma série de fatores. Historicamente, o Brasil tem sido um mercado atraente para investimentos devido ao seu tamanho da economia, recursos naturais, diversidade de indústrias e potencial de crescimento. No entanto, o ambiente econômico e político pode impactar a atratividade das oportunidades de M&A em determinados momentos.
Ao olhar para trás, como você identifica as competências-chave que contribuíram para seu sucesso profissional?
Olhando para trás, as competências-chave que mais contribuíram para o meu sucesso profissional foram a capacidade de me adaptar rapidamente a novas situações e demandas do mercado para acompanhar o ritmo e permanecer relevante e a de enfrentar obstáculos e aprender com os fracassos.
Além delas, a clareza na comunicação e a construção de relacionamentos sólidos tiveram um papel muito importante na evolução da minha carreira, facilitando a colaboração e o alcance de objetivos comuns.
Desenvolver uma visão estratégica e adotar uma abordagem mais ampla me permitiu enxergar além do óbvio e antecipar tendências, enquanto a capacidade de priorizar tarefas e gerenciar prazos foi fundamental para entregar resultados de qualidade de maneira consistente.
Houve alguma habilidade específica que você teve que desenvolver ao longo do tempo?
Com o tempo, reconheci a importância da inteligência emocional como uma habilidade indispensável. Aprender a lidar com minhas próprias emoções e compreender as emoções dos outros foi crucial para fortalecer meus relacionamentos, resolver conflitos de forma construtiva e liderar equipes de maneira eficaz.
Quais são os valores fundamentais que orientam suas decisões profissionais?
Todos os dias acordo tentando ser a minha melhor versão como ser humano e profissional, seguindo os princípios nos quais eu acredito e que orientam a minha conduta, como: integridade, respeito, colaboração e responsabilidade.
Qual mensagem você enviaria para as mulheres que se inspiram em seguir seus passos no mercado financeiro?
Eu reforçaria a importância de:
* Confiar e acreditar em si mesma, no seu potencial e habilidades, evitando que dúvidas ou inseguranças limitem seus objetivos
* Investir em sua educação e desenvolvimento profissional; de estar preparada para enfrentar desafios e adversidades no caminho para o seu sucesso
* Se manter resiliente e persistente na busca de seus objetivos
* Buscar mentores e colegas para orientação e suporte ao longo de sua jornada profissional, reconhecendo o impacto positivo de uma forte rede de apoio em seu crescimento